EFEITOS DE PROGRAMAS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NA QUALIDADE DE VIDA DE PARTICIPANTES DO GRUPO DO CENTRO CULTURAL DE IDOSOS

  • Bráulio de Freitas Centro Universitário de Patos – UNIFIP, Patos–PB, Brasil.
  • Marcus Daniel Leal Dantas do Nascimento Centro Universitário de Patos – UNIFIP, Patos–PB, Brasil.
  • Ismar Melo Just Centro Universitário de Patos – UNIFIP, Patos–PB, Brasil.
  • Odvan Pereira de Gois Faculdades de Integração do Sertão – FIS, Serra Talhada–PE, Brasil.
  • Alana Simões Bezerra Centro Universitário de Patos – UNIFIP, Patos–PB, Brasil.
  • Divanalmi Ferreira Maia Centro Universitário de Patos – UNIFIP, Patos–PB, Brasil.
  • Fernando Policarpo Barbosa LABIMH - Laboratório de Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
  • Marcos Antonio Medeiros do Nascimento Faculdades de Integração do Sertão – FIS, Serra Talhada–PE, Brasil.
Palavras-chave: Envelhecimento, Idoso, Qualidade de Vida

Resumo

A população brasileira com mais de 60 anos constitui a parcela que mais cresce no país de forma rápida e acentuada. Também estão cada vez mais fortes e saudáveis, portanto, deve-se entender melhor como estão vivendo. O objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos dos diferentes programas de exercícios físicos na qualidade de vida dos participantes de um grupo de idosos do Centro Cultural no município de Catolé do Rocha – PB. A população foi formada por membros do grupo de idosos do Centro Cultural. Amostragem foi constituída pelos membros da equipe da unidade em estudo, fazendo um total de 20 voluntários. Utilizou-se uma ficha de dados sócio demográficos e a versão em português do WOQOL-OLD. Verificou-se que 100% dos idosos são do sexo feminino, 80% encontra-se na faixa etária dos 60 aos 69 anos, 45% frequentam o centro há dois anos, 35% procuraram o centro por motivos de saúde e diversão, 100% afirmam que ocorreram mudanças em suas vidas após sua participação no centro. A média de QV geral encontrada neste estudo foi de 4,05% (+ 0,2), o que corresponde a 81,4%, indicando que os idosos pesquisados apresentaram uma boa QV. Todas as facetas foram bem avaliadas, exceto a faceta de autonomia com menor pontuação 10,15% (+ 0,5). Conclui-se que os resultados apresentados permitem entender como o grupo de idosos estudados convivem, oferecendo subsídios para definições de ações de promoção à saúde e qualidade de vida, focadas em suas características e necessidades com vistas ao aumento da expectativa de vida e na oferta de uma assistência mais qualificada.

Publicado
2020-03-30
Como Citar
1.
de Freitas B, Leal Dantas do Nascimento MD, Melo Just I, Pereira de Gois O, Simões Bezerra A, Ferreira Maia D, Policarpo Barbosa F, Medeiros do Nascimento MA. EFEITOS DE PROGRAMAS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NA QUALIDADE DE VIDA DE PARTICIPANTES DO GRUPO DO CENTRO CULTURAL DE IDOSOS. RMS [Internet]. 30º de março de 2020 [citado 30º de abril de 2024];2(1):139-47. Disponível em: https://revistamultisert1.websiteseguro.com/index.php/revista/article/view/245