PREVALÊNCIA DO PAPILOMAVIRUS HUMANO (HPV) EM CÂNCER DE MAMA

  • Cléssia Bezerra Alves Morato Pós-graduação em Citologia Clínica/Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE, Brasil.
  • Arthur Hipólito Pereira Leite Pós-graduação em Citologia Clínica/Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE, Brasil.
  • João Luiz Quirino da Silva Filho Faculdade de Interação do Sertão, Serra Talhada-PE, Brasil.
  • Jacinto da Costa Silva Neto Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE, Brasil.
Palavras-chave: Câncer de mama, HPV, Imunohistoquímica, Papilomavirus humano

Resumo

O câncer de mama é a neoplasia de maior incidência entre as mulheres mundialmente. No Brasil esta patologia é a principal causa de morte por neoplasias na população feminina. O HPV é um vírus que está associado ao desenvolvimento de diversas neoplasias em seres humanos, pois apresentam oncoproteínas que desregulam o ciclo celular facilitando o aparecimento de células tumorais. O presente estudo tem como objetivo avaliar a prevalência do HPV em tecidos tumorais mamários, os tipos virais mais frequentes nesse tipo de neoplasia e a avaliação da expressão das oncoproteínas E6 e E7, afim de verificar a influência do HPV na carcinogênese mamária. Foi realizada uma revisão bibliográfica com pesquisa em banco de dados online. De acordo com as pesquisas analisadas foram encontrados HPV de alto e baixo risco em amostras de tumores de mama, os principais tipos encontrados foram os de alto risco sendo mais incidente os tipos 16 e 18, verificou-se também que mulheres que apresentaram neoplasia cervical prévia por HPV desenvolveram neoplasia mamária mais precocemente, em relação as oncoproteínas virais E6 e E7 observaram que a sua atividade aumenta de acordo com a progressão tumoral. Conclui-se que o HPV está presente em tecidos tumorais mamários na maioria das pesquisas analisadas, que algumas populações apresentam maior prevalência do HPV, os tipos virais de alto risco estão associados ao desenvolvimento tumoral e que a atividade das oncoproteínas E6 e E7 está aumentada em tumores em estágios avançados. É importante que políticas públicas de saúde sejam desenvolvidas a fim de promover meios de triagem, prevenção e diagnóstico precoce através da identificação do HPV, visto que é um vírus oncogênico que aumenta a probabilidade do desenvolvimento tumoral mamário.

Publicado
2020-06-30
Como Citar
1.
Bezerra Alves Morato C, Pereira Leite AH, Quirino da Silva Filho JL, da Costa Silva Neto J. PREVALÊNCIA DO PAPILOMAVIRUS HUMANO (HPV) EM CÂNCER DE MAMA. RMS [Internet]. 30º de junho de 2020 [citado 2º de maio de 2024];2(2):251-6. Disponível em: https://revistamultisert1.websiteseguro.com/index.php/revista/article/view/271