NÍVEL DE SATISFAÇÃO DA IMAGEM DAS MULHERES PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO

  • Cynthia Barreto de Morais Centro Universitário de Patos – UNIFIP, Patos – PB - Brasil.
  • Marcus Daniel Leal Dantas do Nascimento Centro Universitário de Patos – UNIFIP, Patos – PB - Brasil.
  • Ismar Melo Just Centro Universitário de Patos – UNIFIP, Patos – PB - Brasil.
  • Odvan Pereira de Gois Centro Universitário de Patos – UNIFIP, Patos – PB - Brasil.
  • Alana Simões Bezerra Centro Universitário de Patos – UNIFIP, Patos – PB - Brasil.
  • Divanalmi Ferreira Maia Centro Universitário de Patos – UNIFIP, Patos – PB - Brasil.
  • Fernando Policarpo Barbosa LABIMH - Laboratório de Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
  • Marcos Antonio Medeiros do Nascimento Centro Universitário de Patos – UNIFIP, Patos – PB - Brasil.
Palavras-chave: Academia, Mulheres, Musculação, Satisfação

Resumo

A musculação é uma atividade corporal de estímulos que possui uma enorme popularidade entre as mulheres nos dias de hoje, onde elas buscam a melhora biopsicossocial. A satisfação da imagem corporal gerada pela musculação e o incentivo são fatores importantes para a longevidade na prática de treinamento com pesos. O presente estudo teve como objetivo analisar o nível de satisfação da imagem corporal de mulheres praticantes de musculação da Academia Nova Store Fitness da cidade de Patos-PB. Refere-se a um estudo descritivo composto por uma população de 400 mulheres, onde a amostra foi composta de 40 mulheres, entre a idade acima de 18 anos a 45 anos. A metodologia aplicada deu-se a partir de um questionário que mensura o grau de satisfação (Body Shape Questionare) e o IMC. Para a tabulação de dados foi utilizado o programa do Windows Excel 2007, de forma simples e com gráficos diretos. O estudo verificou expressiva prevalência de insatisfação com a imagem corporal nas participantes, a partir do questionário BSQ, onde cerca de 45% das entrevistadas apresentaram algum nível de insatisfação com o corpo. Esses dados podem ser explicados pela frequente procura de atividade física com ênfase na melhora da estética. Observou-se também, que o maior escore no BSQ foi o das mulheres acima de 40 anos, o que pode indicar que provavelmente a insatisfação com a imagem corporal é mais prevalente nessas mulheres, devido a degradação fisiológica natural que o tempo exerce também na estética.

Publicado
2020-12-22
Como Citar
1.
Barreto de Morais C, Leal Dantas do Nascimento MD, Melo Just I, Pereira de Gois O, Simões Bezerra A, Ferreira Maia D, Policarpo Barbosa F, Medeiros do Nascimento MA. NÍVEL DE SATISFAÇÃO DA IMAGEM DAS MULHERES PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO. RMS [Internet]. 22º de dezembro de 2020 [citado 6º de maio de 2024];2(4):514-20. Disponível em: https://revistamultisert1.websiteseguro.com/index.php/revista/article/view/309